5 Cachoeiras Brasileiras Para Você Conhecer E Se Emocionar
Destinos

5 Cachoeiras Brasileiras Para Você Conhecer E Se Emocionar

Quando pensamos em cachoeiras brasileiras, talvez as Cataratas do Iguaçu sejam as primeiras que vem à cabeça. Contudo, em um país tão grande e repleto de paraísos naturais, há muitas outras quedas d’água igualmente impressionantes de norte a sul. Vamos conhecer algumas delas?

1. Cascata do Caracol

Cascata do Caracol

A deslumbrante Cascata do Caracol é a principal atração natural de Canela, cidade da Serra Gaúcha que fica bem ao lado de Gramado. Ela fica dentro do Parque do Caracol, uma reserva natural de 100 hectares com matas fechadas e diversas trilhas ecológicas. Uma delas leva diretamente a um mirante de onde você terá uma vista incrível. 

A água percorre uma formação basáltica e cai de uma altura de 131 metros. Você também pode desfrutar de toda essa beleza no observatório ecológico, um elevador panorâmico de 27 metros de altura que proporciona uma visão 360º.

Para ter um ângulo diferente, os aventureiros podem ir pela Escada da Perna Bamba, que tem 730 degraus – o equivalente a um prédio de 44 andares – e leva à base da Cascata do Caracol. É um caminho longo, mas vale a pena.

2. Salto São Francisco

Salto São Francisco

Os imponentes 196 metros de altura do Salto São Francisco o colocam entre as maiores cachoeiras brasileiras. Ele fica na Área de Preservação Ambiental Serra da Esperança, entre os municípios de Prudentópolis, Guarapuava e Turvo, no Paraná. 

O acesso é feito pelo Parque Municipal Salto São Francisco da Esperança, mantido pela prefeitura de Guarapuava. A entrada é gratuita e os visitantes podem conferir a paisagem enquanto percorrem uma trilha circular de 1,2 km. O mirante principal proporciona uma vista frontal da queda d’água e do cânion logo abaixo dela.

A uma outra trilha, mais desafiadora, que leva à base da cachoeira. O trajeto de ida e volta pode levar cerca de 5 horas e requer um bom preparo físico. A visita ao parque é um passeio que leva o dia todo e garante uma experiência muito impactante.

3. Cachoeira do Tabuleiro

Além das cidades históricas, Minas Gerais está cheia de maravilhas naturais que valem a visita. Uma delas é a Cachoeira do Tabuleiro, que fica no Parque Natural Municipal do Tabuleiro. 

Ela ocupa a terceira posição entre as cachoeiras brasileiras mais altas, com nada menos que 273 metros de queda d’água diante de um paredão monumental. Na parte de baixo, forma-se um enorme poço com 20 metros de profundidade cercado de blocos de pedra. 

No topo, os visitantes encontram um cenário paradisíaco com jardins naturais de orquídeas e bromélias gigantes. Não por acaso, a Cachoeira do Tabuleiro apareceu duas vezes no famoso Guia Quatro Rodas como a mais bonita do país. A entrada é aberta ao público somente quando as condições climáticas são favoráveis e há um limite de 450 visitantes por dia. 

O local é perfeito para quem gosta de turismo de aventura e, com autorização prévia, é possível praticar esportes radicais como base jump, slackline, rapel e escalada.

4. Cachoeira da Fumaça

Cachoeira da Fumaça

A Cachoeira da Fumaça é um dos cenários mais impressionantes da famosa Chapada Diamantina, na Bahia. A queda d’água de aproximadamente 340 metros de altura é cercada por paredões e os visitantes encaram 12 km de trilha, somando ida e volta, para ter uma visão panorâmica do local. 

Também é possível optar por um caminho alternativo que leva para a parte de baixo, e esse é para quem curte aventuras ainda mais extremas. São 36 km de percurso em uma viagem que leva três dias. Mesmo assim, para quem ama o contato com a natureza, o esforço faz todo sentido.

5. Cachoeira do Buracão

Cachoeira do Buracão

Já que falamos da Chapada Diamantina, eis outra queda d’água incrível da região. A trilha para chegar à Cachoeira do Buracão não é tão complexa quanto a que citamos anteriormente e tem apenas 3 km. Além disso, você verá outras belas paisagens pelo caminho, como a Cachoeira das Orquídeas e a Cachoeira do Recanto Verde. 

Ao chegar ao buracão, você terá que vestir um colete salva-vidas e atravessar um corredor de pedras a nado ou por uma trilha. Do outro lado, você encontrará uma vista digna de cinema. A água cai de uma altura de 85 metros e o visual do imenso cânion de pedras folhadas é mesmo emocionante.

Se você é do tipo que não dispensa uma bela aventura, com certeza adorou essa lista de cachoeiras brasileiras. Mas como todo mundo precisa de um descanso de vez em quando, também vale a pena conhecer algumas das praias mais tranquilas do Brasil.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.