6 lugares para conhecer no Centro-Oeste e se apaixonar!
Nacional

6 lugares para conhecer no Centro-Oeste e se apaixonar!

É verdade que nós, brasileiros, somos apaixonadas por belas praias. Não podemos descobrir uma que logo queremos desfrutar. Mas ninguém vive só de praia, certo? Há tantas paisagens que o nosso território pode proporcionar, como lugares incríveis para conhecer no Centro-Oeste.

É impossível explicar tudo o que o Brasil tem em apenas um artigo. Seria necessário um livro e — talvez ainda assim — seria pouco. Afinal, por aqui temos praias, dunas, cachoeiras, mata inexplorada, ou seja, de tudo um pouco. É por isso que somos “bonito por natureza”, como bem disse Jorge Ben Jor.

Pois é.

Não tenho a pretensão de conseguir apresentar tudo o que este país oferece, mas vou, ao menos, tentar explicar para você o quanto sair do óbvio, no momento de viajar, pode ser uma excelente oportunidade para surpreender-se e resgatar em nós o orgulho de ter nascido nesta terra.

Pensando nisso, abaixo selecionamos 6 lugares para conhecer no Centro-Oeste. Continue comigo neste artigo e deixe o Brasil surpreender!

Lugares imperdíveis para conhecer no Centro-Oeste

1. Pantanal

Considerada uma das maiores planícies alagadas do mundo. O Pantanal é um dos lugares que leva a nos conectarmos realmente com a natureza e entender que somos parte dela. A região é morada de mais de dois mil tipos de plantas e mil espécies de animais.

Localizada no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, é preciso mencionar que o Pantanal não é só brasileiro. Dividimos suas riquezas com nossos hermanos do Paraguai e da Bolívia.

Para aproveitar a experiência no Pantanal, as recomendações são muitas. O visitante pode conhecer a vida selvagem por meio de um tour na Estrada Parque. As paisagens são magníficas e ainda será possível observar animais selvagens, como jacaré etc.

Os passeios de barco também são experiências encantadoras, principalmente antes do pôr do sol, pois permitem uma vista que jamais sairá da memória. Quem gosta de algo mais emocionante, pode apostar na focagem noturna, passeios para ver os animais que só saem sem a luz do sol (lembrando que deve ser feito com um guia).

2. Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Formado por sítios arqueológicos, o parque é uma das principais atrações do cerrado no Brasil. Localizado em Mato Grosso, o local apresenta aspectos interessantes sobre as paisagens naturais que encontramos em nosso país.

Durante a visita, você poderá ser surpreendido por grandes formações rochosas que se mesclam com o verde e com o céu azul. É realmente uma paisagem de tirar o fôlego.

Imagine-se em um pico de uma formação rochosa muito, mais muito alta. Lá de cima você só pode avistar mais formações rochosas e muita natureza. Parece um sonho, certo? É o tipo de paisagem que você encontrará no parque.

Uma visita bem organizada, eu recomendo, deverá passar pelo mirante da Cachoeira Véu de Noiva, o Vale do Rio Claro, o Circuito das Cachoeiras (para conhecer a gruta Casa de Pedra), o Morro de São Jerônimo e a Cidade de Pedras.

3. Bonito

Centro de ecoturismo, Bonito, cidade localizada em Mato Grosso do Sul, é reconhecida por sua energia mágica. Alguns dizem que a energia é emitida pelo aquífero Guarani, um dos maiores depósitos de água natural do mundo. Se é verdade que a energia é realmente diferente, espero que você visite e me diga.

O que sei, de fato, é que a emoção de estar em um lugar tão lindo vai fazer você se emocionar e relaxar. Bonito tem águas cristalinas em meio aos cones, o Parque das cachoeiras, a Gruta do Lago Azul, o Rio da Praia e muito mais.

4. Parque Estadual Terra Ronca

Localizado na região noroeste de Goiás, o parque é um misterioso lugar, pois é repleto de cavernas. Mas não são quaisquer cavernas.

Elas contam com formações rochosas únicas e que apresentam uma “decoração” toda especial. Estima-se que o parque tenha mais de 300 grutas e cavernas. Quais conhecer? Bom, existem duas que se destacam pela beleza.

Uma é a Angélica que conta com 10 espaços e tem uma trilha tranquila para entrar. A outra é a Terra Ronca 1. Sua estrutura é cortada por um rio e o diferencial está na altura. Sua estrutura pode chegar a 91 metros de altura.

5. Barra do Garças

Uma das cidades de Mato Grosso entra na lista, pois é reconhecida como o paraíso das águas. Banhada pelos rios Araguaia e Garças, a cidade oferece boas opções de experiências.

Por exemplo, por lá é possível visitar o Parque das Águas Quentes, que contempla águas termais. Vale a pena ainda uma visita ao Cristo Redentor e o Porto Baé, que tem boas opções de bares e restaurante.

A visita ainda deve passar pelo Parque Estadual da Serra Azul. O local está 4 km de Barra do Garças, mas vale o esforço, pois é um lugar ecológico que conta com diferentes espécies de animais e um conjunto botânico variado. Há ainda cachoeiras e trilhas.

6. Caldas Novas

Imagine relaxar em águas termais e em piscinas naturais observando um lindo céu azul? É isso que Caldas Novas pode proporcionar. A cidade, localizada em Goiás, é conhecida como o paraíso de águas termais do Centro-Oeste brasileiro.

Não é por acaso. A cidade, por exemplo, abriga o Complexo de Águas Termais de Rio Quente, repleto de águas cristalinas e com uma estrutura surpreendente. Caldas Novas ainda é contemplada com o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, uma reserva ecológica com trilhas e rios incríveis.

Onde se hospedar nessa região

Com certeza, você deve ter percebido que há muitos lugares para conhecer no Centro-Oeste, certo? Todavia, é interessante destacar que, para que a viagem seja realmente surpreendente, a atenção com a hospedagem é necessária.

Isso porque a hospedagem também faz parte da experiência no destino. É ela que permite um momento de descanso, tranquilidade, alimentação, ou seja, é fundamental saber escolher uma adequada.

Contudo, você e eu sabemos que nem sempre é fácil encontrar uma hospedagem segura com um preço justo. Por isso, minha recomendação é que você conheça o Clube Montreal, um clube de hospedagem indicado para quem gosta de viajar com certa frequência.

Fazendo parte do clube, o cliente pagará parcelas fixas todo mês para adquirir diárias e se hospedar em qualquer hotel parceiro do Clube Montreal. Com isso, é possível economizar na estadia e ter excelentes opções de hotel.

Curtiu saber de lugares para conhecer no Centro-Oeste? Assine a newsletter e receba mais dicas de viagem exclusivas por e-mail!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.