Mapa das cidades históricas de MG – confira um roteiro incrível de viagem
Passeios

Mapa das cidades históricas de MG – confira um roteiro incrível de viagem

Quer um mapa das cidades históricas de MG? Nesse artigo, você vai entender que não é só a capital mineira que possui um belo horizonte, o estado como um todo tem muita beleza e simpatia para esbanjar, se tornando um destino perfeito para curtir as férias.

Se você quer fazer uma viagem pela história e conhecer as construções incríveis que remontam o Brasil Colônia, continue lendo!

Mapa das cidades históricas de MG — Um roteiro de viagem pela Estrada Real

Ter um mapa das cidades históricas de MG é a melhor forma de explorar todas as maravilhas que o estado tem para oferecer. As construções que datam da época colonial são verdadeiras relíquias da história brasileira e mostram toda a herança arquitetônica desse passado.

Todas as cidades são interligadas pela saudosa Estrada Real, rodovia construída na época para oferecer uma rota de viagem segura, e também para facilitar o transporte das riquezas extraídas nas diversas minas de ouro do estado. A viagem é uma delícia e quem passa por lá pode ver o encontro singular da Mata Atlântica com o Cerrado.

Mas, além disso, quem visita Minas Gerais também conhece paisagens de tirar o fôlego, trilhas e cachoeiras incríveis, a maravilhosa culinária mineira e toda a hospitalidade de um povo que sempre tem espaço para mais um na mesa do cafezinho. 

Ficou com vontade de se aventurar na Estrada Real? Então confira esse mapa das cidades históricas de MG!

São João Del Rey

Mapa Das Cidades Históricas De MG

Para começar com o pé direito, o ponto de partida é São João Del Rey, cidade próxima da serra da Mantiqueira que teve um papel muito importante no ciclo do ouro. Mesmo tendo se modernizado, lá ainda abriga um centro histórico repleto de casarões coloniais, museus, igrejas centenárias e uma linha férrea de 1881. 

O passeio de maria fumaça é uma das grandes atrações da cidade e de lá você pode fazer uma caminhada pela Rua Getúlio Vargas para visitar o Museu de Arte Sacra e o Solar dos Neves, da família do ex-presidente Tancredo Neves. 

Ainda no centro histórico também é possível conhecer a Igreja Nossa Senhora do Rosário, a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, todas com detalhes barrocos e rococós.

Tiradentes

Mapa Das Cidades Históricas De MG

Tiradentes é tão bonita que até foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo uma das cidades históricas de MG mais bem preservadas. 

A cidade é uma atração e tanto para os amantes de arte, abrigando a Mostra de Cinema, evento audiovisual de vanguarda que ocorre anualmente atraindo turistas de todos os cantos.

A gastronomia também é um ponto forte da cidade que é repleta de restaurantes e bistrôs para você poder se encantar com a simples, porém única culinária mineira. Aproveite para degustar os melhores queijos que você vai comer na sua vida, comida no fogão de lenha, doces de leite tradicionais e muito mais.

A cidade é pequena, mas tem muito para ver. A Rua Direita abriga os principais pontos turísticos, como a antiga Cadeia Pública, que hoje é o Museu de Arte Sacra e a Capela de Nossa Senhora do Rosário.

Além disso, tem a Igreja Matriz de Santo Antônio, cuja fachada é adornada com esculturas de Aleijadinho. Ela ainda fica em um mirante com uma vista de tirar o fôlego para a Serra de São José.

Congonhas

Mapa Das Cidades Históricas De MG

Mais um destino imperdível é Congonhas, a cidade que guarda boa parte das obras de Aleijadinho. Ela é pequena, portanto, pode ser explorada em apenas um dia, mas guarda um dos maiores acervos arquitetônicos do estado.

O maior legado da cidade é o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, tombado pelo Iphan. Lá você pode conhecer seis capelas que narram a paixão de Cristo, bem como os 12 profetas esculpidos em pedra sabão.

Caminhando pela Ladeira de Bom Jesus você vai conhecer o Museu da Imagem e Memória de Congonhas e a Igreja de São José. Já no Beco dos Canudos você encontra casinhas simpáticas e bem preservadas, assim como lojinhas de artesanato.

Ouro Preto

Ouro Preto protagonizou a época colonial, abrigando as principais minas de ouro e de pedras preciosas do estado e, muitas delas, podem ser visitadas até hoje, como é o caso da Mina Da Passagem. 

Ela é a primeira cidade brasileira declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, para você ver a singularidade desse destino! 

As ruas de calçamento são estreitas, com pedras de pé de moleque que datam do século XVIII. Seguindo pelos tortuosos morros da cidade é possível visitar construções únicas, como o Museu da Inconfidência, a Casa Dos Contos, o Museu do Oratório e muito mais.

A cidade também abriga igrejas belíssimas, como a Basílica Matriz de Nossa Senhora Do Pilar, Igreja São Francisco de Assis, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e várias outras. Todas no estilo barroca e rococó, mostram a riqueza da época, sendo que muitos detalhes são pintados em ouro.

Para quem gosta de passeios naturais, Ouro Preto também é um prato cheio, pois é bem próxima do Parque da Cachoeira das Andorinhas. O Pico do Itacolomi é outra atração, e oferece uma visão panorâmica de toda a região.

Gostou do mapa das cidades históricas de MG? Então confira também o artigo sobre as melhores praias do Nordeste e conheça mais quatro destinos incríveis para você planejar passar as próximas férias!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.