7 dicas de planejamento financeiro para viajar
Dicas de viagem

7 dicas de planejamento financeiro para viajar

Já está sonhando com as próximas férias, mas parece que o orçamento não está favorável? A gente te entende, a vontade de fazer as malas aparece independentemente do cenário econômico. Para fazer o desejo virar realidade tem uma saída: fazer um planejamento financeiro para viajar!

Com um pouco de organização é possível visitar aquele lugar que você está sonhando sem se encher de dívidas. Quer descobrir como? Então confira essas dicas!

Dicas de planejamento financeiro para viajar

Fazer um bom planejamento financeiro para viajar é o que vai permitir que você caia na estrada tranquilo, porque sabe que quando voltar não estará apertado com os gastos da viagem. Para isso, existem algumas coisas que você precisa considerar:

  • o destino da viagem;
  • a duração;
  • transporte;
  • alimentação;
  • passeios;
  • hospedagem;
  • gastos extras com compras, presentes, dentre outros.

Tendo tudo isso em mente, é possível economizar durante a viagem. Se você não acredita, veja as dicas abaixo!

1. Avalie as suas finanças

O primeiro passo do planejamento financeiro para viajar é entender como estão as suas finanças no momento.

Tenha clareza de quanto você ganha por mês e qual está livre para ser investido nas suas férias. Isso te dará uma noção inicial de quanto você consegue juntar, para a partir daí escolher os outros detalhes, como destino, duração e tudo mais.

2. Escolha o destino

Se você ainda não tiver em mente um lugar que precisa ser o destino da sua próxima viagem, é interessante escolher o destino com base no seu orçamento livre. Afinal, fica difícil viajar para Fernando de Noronha com apenas R$ 2 mil reais no bolso, por exemplo.

4. Defina a data e a duração da viagem

Defina a data e a duração da viagem de acordo com o valor que você terá disponível.
Se a grana estiver curta, o ideal é evitar datas de alta temporada e viagens mais longas do que cinco dias.

Vale lembrar que isso varia bastante de lugar para lugar. Por exemplo, se você quiser ir curtir as praias do nordeste, os meses mais cheios são aqueles mais quentes, como dezembro e janeiro. Agora, quando o assunto são cidades como Gramado e Canela, o inverno é a temporada que mais chama os turistas.

3. Estime os custos da viagem

Agora que você já sabe para onde vai, em qual época do ano e quanto tempo irá ficar, você pode fazer uma estimativa dos custos da viagem.

Para isso, pesquise bastante sobre o destino que você está interessado, veja quais passeios você quer fazer, descubra os preços, pesquise quanto os turistas falam que gastam com alimentação, translados e compras.

4. Junte dinheiro

Tendo uma estimativa do valor total da viagem o seu planejamento financeiro está quase completo. Agora é ter a disciplina de juntar o dinheiro que precisa. Pense que se for necessário cortar gastos, será por um bom motivo.

Se for difícil para você fazer isso, você pode usar aqueles métodos que você começa juntando R$ 1 real por semana e esse valor vai dobrando ao longo do tempo. Use também aplicativos de controle de finanças pessoais, como o Mobills, Organizze, GuiaBolso, dentre outros.
Outra dica é deixar o dinheiro da viagem em uma conta poupança separada, assim você não cai na tentação de gastá-lo com outras coisas.

5. Descubra a melhor forma de levar dinheiro para a viagem

Dependendo de onde você vai viajar, pode ser que seja melhor levar dinheiro vivo. Como é o caso de algumas praias mais remotas e com menos estrutura. Por isso, verifique antes se o lugar que você está indo tem caixas eletrônicos, disponibilidade de bancos e estabelecimentos que passam cartão.

Se você vai viajar para o exterior, é preciso verificar as melhores condições para fazer a conversão da moeda.

6. Economize no transporte

As passagens podem representar boa parte do orçamento da viagem, a depender do seu destino. A dica aqui é pesquisar os tíquetes com o máximo de antecedência possível para tentar pagar menos.

Se você for viajar de avião, use sites como o SkyScanner, que mostra um comparativo de valores de diferentes companhias aéreas e datas.

Agora, se você optar pelas estradas, pesquise quais empresas fazem a rota que você precisa e verifique todos os valores. Também não deixe de olhar as passagens no Buser, que costuma ter um preço bem menor.

Se você for uma pessoa aventureira, pode verificar também a possibilidade de ir de carona em aplicativos como o Bláblácar.

7. Faça parte de um clube de hospedagens

Por fim, mas não menos importante, é preciso definir o lugar que você vai se hospedar. Para economizar nessa parte e ter acesso aos melhores hotéis, o ideal é fazer parte de um clube de hospedagens.

Geralmente, eles funcionam assim: você assina um dos pacotes disponíveis, paga um valor mensal e tem direito ao número de diárias escolhidas, anualmente.

A partir daí, é só escolher a data das suas férias e reservar o seu quarto. Incrível, não é? Saiba mais sobre o assunto no artigo vantagens de fazer parte de um clube de viagens!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.