Muita gente gostaria de viajar de avião, mas se assusta com os valores altos. Entretanto, com um bom planejamento, é possível se preparar com antecedência e encontrar preços bem acessíveis. Para te ajudar nisso, reunimos aqui algumas dicas importantes para comprar passagem de avião sem pesar tanto no bolso. Confira!
1. Compare os preços em sites diferentes
Os preços das passagens aéreas podem sofrer alterações de uma hora para outra com base na relação entre oferta e demanda. Como as companhias procuram preencher ao menos 60% da capacidade do avião, é comum surgirem promoções quando um voo está abaixo disso.
Hoje existem diversos sites que comparam os preços das passagens em todas as companhias aéreas — um exemplo é o Google Flights. Como esse tipo de serviço, é possível acompanhar as variações e encontrar as opções mais baratas.
O seu planejamento financeiro para a viagem vai ficar ainda mais fácil caso você tenha flexibilidade em relação às datas.
2. Compre as passagens com antecedência
Deixar para comprar passagem de avião em cima da hora não costuma ser boa ideia. Geralmente, elas ficam muito mais caras e acabam sendo compradas só por quem precisa viajar com muita urgência.
A única exceção é a situação que mencionamos no tópico acima, quando a empresa aérea precisa preencher o voo. Mas é claro que você não vai querer depender da sorte e assumir o risco.
Para voos nacionais, os melhores preços tendem a aparecer entre 30 e 60 dias antes da data da viagem. Nos internacionais, esse período tende a ser de 30 a 90 dias. Contudo, se você pretende viajar em feriados ou na alta temporada, é bom aumentar esses prazos.
3. Procure datas menos concorridas
Se os preços sobem e descem em função da oferta e da demanda, é claro que viajar no fim de semana fica mais caro. Sexta-feira e domingo são os dias mais procurados, enquanto terça, quarta e quinta costumam ter ofertas melhores. O horário do almoço e o meio da tarde são menos concorridos.
4. Procure por voos com escalas
Os voos diretos são mais rápidos, mas os que têm escalas são mais baratos. Vale a pena dar uma boa olhada neles e, talvez, aproveitar para conhecer outra cidade antes de chegar ao seu destino. Pesquise nos sites e compare as conexões disponíveis para encontrar a melhor opção.
Algumas companhias aéreas oferecem o chamado stopover — uma parada estendida que permite desembarcar e passar alguns dias no local da conexão. Com esse tipo de passagem, você consegue adicionar novos destinos à sua viagem sem custos adicionais.
5. Compre mais barato em companhias low cost
Muitos países contam com companhias aéreas low cost, que oferecem preços muito mais baixos. Para isso, elas abrem mão de certas comodidades, como as refeições durante o voo e os bancos reclináveis.
No ano de publicação deste artigo (2022), há quatro empresas desse tipo operando no Brasil, todas estrangeiras:
- Sky Airline e JetSmart, do Chile;
- Flybond, da Argentina;
- Viva Air, da Colômbia.
Especialistas da área reforçam a importância do planejamento prévio para que as viagens fiquem mais baratas. A questão é avaliar se as diferenças de uma companhia low cost em relação às tradicionais são um inconveniente para você ou não. Caso a prioridade seja comprar passagem de avião gastando pouco, certamente vale a pena.
6. Reduza a bagagem
A cobrança para despachar a bagagem não era comum no passado, mas tornou- se uma prática recorrente. Por isso, se você puder reduzir a quantidade de itens na sua mala e viajar só com a bagagem de mão, o peso para carregar será menor e o preço da passagem também.
Mas vale destacar que há restrições quanto ao peso e tamanho do que você pode levar na aeronave. Cada companhia pode ter suas próprias regras quanto a isso e a conferência é feita antes do embarque.
7. Use milhas aéreas
Hoje já existem diversos cartões de crédito com algum tipo de programa de recompensas que permite trocar os pontos acumulados por milhas aéreas. Em alguns casos, isso permite comprar passagem de avião quase de graça.
Cada cartão tem suas próprias regras e é importante comparar a taxa de anuidade e as condições para utilização do benefício. As próprias companhias também têm seus programas de milhas, que podem ser muito interessantes se você viaja com frequência.
8. Cadastre-se em newsletters
As companhias aéreas e os sites de venda de passagens permitem que você se cadastre em newsletters para receber ofertas direto no seu e-mail. Isso facilita bastante o monitoramento dos preços.
Agora que você já sabe como comprar passagem de avião sem pesar tanto no bolso, que tal aprender a gastar menos em hotéis e resorts no Brasil e no exterior? Confira 7 dicas para economizar na hospedagem e deixar suas viagens ainda mais baratas e tranquilas.