O Brasil é um país de dimensões continentais e, por conta disso, é possível encontrar aqui dentro do país opções perfeitas para os mais diversos tipos de viajantes. Quem não abre mão de um bom roteiro cultural, cheio de museus e obras arquitetônicas preservadas, não pode deixar de lado as cidades históricas de Minas Gerais.
Leia este artigo para entender porque vale a pena viajar para turismo em Ouro Preto e conhecer quatro atrações imperdíveis nesse destino.
Por que viajar para turismo em Ouro Preto?
Fundada no final do século XVII, a cidade de Ouro Preto teve um papel fundamental na história do Brasil, especialmente durante o ciclo do ouro, época em que se tornou uma das mais ricas e importantes do país.
Atualmente, a cidade é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, e internacionalmente reconhecida por sua arquitetura barroca e os museus e igrejas que preservam a riqueza histórica e cultural da região.
Além disso, entre os diversos lugares para viajar no Brasil, o turismo em Ouro Preto vale a pena pelas paisagens naturais deslumbrantes que estão à sua volta, com montanhas, cachoeiras e trilhas para caminhada. Sua atmosfera tranquila, temperada pelas ruas de paralelepípedos e construções em estilo colonial criam um ambiente extremamente acolhedor, ideal para quem quer desestressar.
Por último, mas não menos importante, é impossível falar de Minas Gerais sem falar de comida mineira, e Ouro Preto também é muito famosa pela excelente gastronomia local: você conseguirá experimentar pratos típicos como feijão tropeiro, tutu e, é claro, os famosos pães de queijo.
4 atrações imperdíveis em Ouro Preto
Agora que você já entendeu porque deve incluir o turismo em Ouro Preto como um dos seus planos de viagem, confira nossa lista de atrações imperdíveis nessa cidade:
1. Centro Histórico
A primeira parada obrigatória em Ouro Preto é o centro histórico da cidade, cujo coração é a praça Tiradentes. A visita ao local vale a pena não apenas por conta das muitas outras atrações que ficam situadas ali, mas também pela oportunidade de apreciar a arquitetura local em todo o seu esplendor e aproveitar a atmosfera do destino.
2. Igreja de São Francisco de Assis
Construída entre os anos de 1766 e 1772, Igreja de São Francisco de Assis é uma das atrações mais icônicas e impressionantes de Ouro Preto. Sua arquitetura barroca e decoração interna são testemunhos da riqueza cultural e religiosa do Brasil colonial.
Considerada uma das obras-primas do famoso escultor e arquiteto Aleijadinho, sua fachada é decorada com motivos religiosos e figuras humanas e conta com toques de ouro e pedras preciosas.
Seu interior não fica atrás no quesito “impressionar”, já que a decoração é extremamente detalhada e requintada. As paredes revestidas de azulejos no estilo português chamam a atenção, assim como os altares adornados com esculturas de personagens religiosos. A peça central, é claro, não poderia deixar de ser a imagem de São Francisco de Assis.
3. Museu da Inconfidência
O Museu da Inconfidência abriga um acervo histórico e cultural de grande importância para o país. Suas peças, como o nome já sugere, remetem à época da Inconfidência Mineira, movimento que lutou pela independência do Brasil no século XVIII.
Localizado no centro histórico de Ouro Preto, o prédio do museu já foi sede do governo durante a época colonial, de maneira que a própria estrutura arquitetônica já vale a visita por si só. No acervo é possível encontrar obras de arte, documentos históricos, mobiliário da época, objetos pessoais e muitas outras peças que remetem à história da inconfidência e do Brasil colônia.
Visitar essa atração é uma grande aula sobre a história e a cultura do nosso país, de forma interativa. Para aproveitar ao máximo, reserve pelo menos duas horas do seu roteiro. Existe, ainda, a possibilidade de contratar um guia local para acompanhar sua visita e enriquecer ainda mais a experiência.
4. Mina da Passagem
A Mina da Passagem é imperdível para quem está fazendo turismo em Ouro Preto por ser uma das maiores minas de ouro abertas à visitação no mundo! Descoberta em 1719, ela foi uma das principais fontes de ouro da região durante o período colonial do Brasil.
Seus sistemas de túneis subterrâneos têm mais de 3 quilômetros de extensão e foram explorados por mineiros por mais de 200 anos. Na visita, os viajantes têm uma oportunidade inestimável de conhecer esses túneis e aprender sobre a história da mineração no país.
É possível até mesmo descer ao fundo da mina para apreciar a beleza natural dos lagos subterrâneos!
Agora que você já sabe que esse destino precisa entrar na sua lista de próximas viagens, nada melhor do que unir conforto e economia na escolha da hospedagem, não é mesmo? Por isso, você não pode deixar de contar com o Clube de Hospedagem da Montreal Viagens!
Conheça as melhores opções em Ouro Preto e comece já a planejar sua viagem para essa cidade encantadora!