Apaixone-se por São Paulo
Nacional

Apaixone-se por São Paulo

A maior metrópole do país conquista visitantes com sua história, vida intensa, opções gastronômicas e variada programação cultural.

Se você enxerga São Paulo apenas como o centro financeiro da América do Sul, saiba que a chamada “terra da garoa” pode oferecer muito mais a seus visitantes. Comemorando 465 anos, a capital paulistana é moderna, histórica, antenada, cultural, gastronômica, vanguardista, despojada, cosmopolita, tradicional, descolada…

Quer ser surpreendido? Comece a viagem pelo marco zero, um monumento de mármore em formato hexagonal instalado na Praça da Sé. Dali pode-se explorar o Centro Histórico, onde se encontra a Catedral da Sé, um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo, projetada pelo arquiteto alemão Maximillian Hehl. Aproveite para conhecer o Pateo do Collegio, berço de São Paulo, onde foi rezada a primeira missa do Estado. O local ainda conta com o Museu Anchieta e a Biblioteca Padre Antônio Vieira, com acervo de livros históricos. Mais adiante, na região do Largo do Café, dois prédios bem representativos: a BM&F, fundada em 1890, e o Edifício Martinelli, inaugurado em 1929 e, sem dúvida, um dos melhores lugares para se observar a cidade do alto. Siga até o Mosteiro São Bento, datado de 1598, e um exemplo típico da arquitetura do século XVII.

Catedral da Sé

Pegue o metrô e desça na Estação da Luz. Aberta desde 1901, seu projeto foi inspirado na Abadia de Westminster, de Londres. Explore o Parque da Luz, o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca – que conta com um acervo de mais de nove mil peças – e também o Complexo Cultural Júlio Prestes, onde fica a Sala São Paulo. Se for em um domingo de manhã, ainda dá para assistir à apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, de graça.

Próxima parada? Praça da República. Palco de importantes manifestações políticas, também é famosa por abrigar a maior e mais antiga Feira de Arte e Artesanato de São Paulo, com mais de 600 barracas. Se você gosta de arquitetura, o Edifício Copan, uma das maiores obras em concreto armado do país projetado por Oscar Niemeyer na década de 50, é ponto obrigatório. Porém, se você é hard core vá direto para a Galeria do Rock, onde é possível encontrar roupas, vinis, estúdios de piercing e tatuagem, lojas de skate e acessórios, e muitas outras opções ligadas a este estilo de vida. Entretanto, imperdível mesmo é explorar a Biblioteca Mário de Andrade, a segunda maior biblioteca pública do país, superada, apenas pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; e o Theatro Municipal, edifício de 1911 e um dos cartões-postais da cidade.

Theatro Municipal

E se bater a fome, não se preocupe. Ali pertinho, na Rua Cantareira, 306, está o Mercado Municipal. Vale conferir o espaço gastronômico e o tradicional sanduíche de mortadela, um “lanchinho” composto de pão, uma porção de 300 gramas de mortadela e incrementado com queijo e até bacon.  Mas se você prefere algo na linha oriental, rume para o Bairro da Liberdade, reduto da cultura japonesa. É impossível sair de lá sem provar combinações inusitadas e com um souvenir típico. Por falar em presentinhos, a região também conta com a célebre Rua 25 de Março, um dos maiores centros de compras populares do mundo. Resista, se puder!

Outro tour que vale a pena é o da Avenida Paulista/Jardins, uma das áreas mais agitadas de Sampa. Comece pelo icônico Maksoud Plaza, hotel parceiro da Montreal, badalado ponto de encontro de artistas e empresários nas décadas de 80 e 90 e um clássico da hotelaria na capital paulista. O hotel – construído no terreno onde antes existiu a primeira abadia freiras Beneditinas das Américas – já foi considerado o mais elegante do Brasil, e faz parte da história de São Paulo. Por lá passaram celebridades como Frank Sinatra, Axl Rose, Mick Jagger, David Bowie, Ray Charles, Sammy Davis Jr e Catherine Deneuve, além de já ter sido cenário de filmes e novelas. Obras de arte estão espalhadas por todo o prédio, como a escultura de alumínio do japonês Yutaka Toyota, que pende desde o 22º andar, naturalmente iluminada pela cobertura de vidro do teto.  No lobby, impressiona a obra Arrozal de Benguet – feita de concreto armado com 4,2m de altura – assinada pela artista plástica Maria Bonomi e batizada em referência às plantações de arroz das Filipinas.

MASP | Avenida Paulista

Siga explorando pela estação Paraíso. De cara, conheça a Casa das Rosas, um dos raros casarões remanescentes da época em que a Paulista refletia a riqueza da economia cafeeira.

Ande pelo Parque Tenente Siqueira Campos, popularmente chamado de Trianon. Fundado em 1892 e idealizado pelo paisagista francês Paul Villon até o ponto alto do passeio: o Museu de Arte de São Paulo (MASP). Em seu acervo permanente, obras de artes de Cândido Portinari, Renoir, Vincente van Gogh, Velásquez e vários outros artistas renomados. A construção, sustentada por quatro pilares, possui um enorme vão livre de 74 metros, pensado para preservar a vista do centro da cidade. Ali é realizada, todos os domingos, a Feira de Antiguidades do MASP.

Com mais de 1,5 mil km², o Parque Ibirapuera é uma das principais áreas de lazer da cidade, com lagos e quadras esportivas, além de um importante conjunto arquitetônico e cultural. Já a região Vila Madalena e Pinheiros, os locais mais descolados de São Paulo, agradam em cheio por sua variedade de galerias, ateliês, moda, grafites, livrarias, exposições e feiras em cada esquina. O Beco do Batman, situado nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, congrega todos os principais artistas do movimento grafiti paulistano.  Além do espírito, a Vila Madá, como é carinhosamente chamada, também tem bares para todos os gostos concentrados, principalmente nas ruas Mourato Coelho, Fradique Coutinho, Aspicuelta, Wisard, Harmonia, Fidalga, Delfina e Girassol.

Parque do Ibirapuera

 

Difícil é ficar sem programação em São Paulo.

O importante é fazer uma programação bem planejada e levar em conta a quantidade de dias que você vai passar. Boas alternativas não vão faltar!

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.