A capital carioca é o destino preferido de muitos turistas e engana-se quem pensa que é preciso um alto investimento para passear por lá — há diversas coisas para fazer de graça no Rio de Janeiro e que vão tornar a sua viagem ainda mais especial.
Aproveitar as praias, sem dúvida, é a principal atividade gratuita que se pode fazer pela cidade, especialmente em dias de sol e calor. Mas ainda há locais com importância histórica, cultural e paisagens incríveis que valem a pena a conhecer.
Se você está planejando uma viagem para a região, não deixe de conferir este texto com dicas interessantes para incluir no roteiro. Continue a leitura e saiba mais!
Confira nossos hotéis no Rio de Janeiro, disponíveis a partir do plano Completo (R$ 137/mês).
1. Visitar a Escadaria Selarón
Você, provavelmente, já deve ter visto alguma foto de amigos na Escadaria Selarón. Esse é um ponto turístico famoso e está entre as coisas para fazer de graça no Rio de Janeiro!
A escadaria liga o Largo da Lapa ao convento de Santa Teresa. A aparência com que é conhecida hoje surgiu na década de 90 por iniciativa do artista chileno Jorge Selarón que resolveu restaurar a escadaria próxima a sua casa.
O trabalho do artista, utilizando azulejos coloridos que formam diversos mosaicos, deixou a paisagem diferenciada e passou a atrair moradores e turistas. Além disso, o local já foi cenário de propagandas, clipes, editoriais de moda etc.
É comum haver inúmeros visitantes por lá e é preciso um pouco de paciência e criatividade para encontrar pontos menos concorridos e fazer os seus registros fotográficos, mas o esforço vale a pena, já que as fotos ficam ótimas!
2. Passear pelo bairro de Santa Teresa
Aproveite a viagem para conhecer o bairro de Santa Teresa, que é um dos pontos mais charmosos da cidade e ainda conta com programação cultural e bons bares e restaurantes. Contudo, é preciso se preparar para as ladeiras da região: vá com um sapato confortável e se hidrate durante o percurso.
O passeio de bondinho, que liga o bairro com a Lapa é um dos pontos altos e uma estratégia para facilitar o trajeto, mas a tarifa custa R$20 com a volta inclusa.
Se a ideia for fazer uma refeição por lá, entre as recomendações estão o Café do Alto, com cardápio nordestino, o Bar do Mineiro, para cervejas e petiscos, e o Restaurante Aprazível, com culinária brasileira e opções vegetarianas.
3. Aproveitar o dia no Parque Lage
O Parque Lage é outro local bastante famoso e é mais uma das coisas para fazer de graça no Rio de Janeiro. Ele fica aos pés do Morro do Corcovado e conta com uma extensa área verde.
O parque tem uma grande importância e foi tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade. Ele surgiu a partir de um engenho de açúcar, tem construções do século XIX e jardins que foram projetados em 1840 pelo paisagista inglês John Tyndale.
Além das construções históricas e das belas paisagens, o parque oferece área para crianças, bistrô e programação cultural com festas e eventos. Essa, sem dúvida, é uma ótima opção de passeio para fazer em família, casal ou com amigos durante a viagem de férias ou feriados.
4. Ver o pôr do sol no Arpoador
Uma das tradições de cariocas e turistas é apreciar o pôr do sol na pedra do Arpoador. A paisagem por lá é exuberante, e o melhor: você não precisa pagar nada por isso!
Entretanto, o espaço pode ser bastante concorrido, especialmente durante o verão e em épocas de alta temporada. Sendo assim, se você deseja um bom lugar para ver esse espetáculo da natureza, procure chegar cedo.
5. Ir até o Parque das Ruínas
O Centro Cultural Parque das Ruínas é mais uma dica de passeio na região de Santa Teresa. Ele foi inaugurado em 1997 e tem esse nome devido às características do local.
A construção original do século XIX passou por um longo período de abandono e sofreu uma grande deterioração. Contudo, na década de 90 a prefeitura investiu na revitalização do espaço com um projeto que integra as ruínas do antigo palacete, em estilo neocolonial, com estruturas modernas.
Atualmente, o Parque das Ruínas tem entrada gratuita, fica aberto de terça a domingo, das 8h às 18h, tem salas de exposição, teatro, café, eventos musicais, entre outras atividades.
6. Fazer a Trilha da Pedra Bonita
A Pedra Bonita é um bom local para ver o Rio de Janeiro do alto. Para chegar até lá é preciso enfrentar uma caminhada de cerca de 30 minutos em um percurso um pouco íngreme, mas o esforço vale a pena já que a vista é incrível!
De lá você conseguirá observar a zona oeste, a Floresta da Tijuca, a Pedra da Gávea, entre outros pontos.
A trilha começa na Estrada das Canoas, no bairro de São Conrado. É possível ir de ônibus ou de carro, há um estacionamento próximo à entrada da trilha onde também fica a rampa de voo livre. Ao fazer o passeio não se esqueça de ir com um sapato confortável, levar água, boné e protetor solar.
7. Tirar fotos no Mural Etnias
O Mural Etnias do artista Eduardo Kobra fica na região portuária, que ganhou obras de revitalização para as Olimpíadas. A área conhecida como Boulevard Olímpico abriga a Praça Mauá, onde fica o Letreiro Rio Te Amo, o Museu do Amanhã, o AquaRio, entre outros atrativos.
Um das coisas para fazer de graça no Rio de Janeiro nessa região é tirar fotos no Mural Etnias. Uma dica para os registros é ir pela manhã, quando o mural fica na direção do sol, na parte da tarde ele fica contra a luz.
O mural entrou para o Guiness Book como o maior painel desse estilo no mundo, são 15 metros de altura e 170 metros de extensão com imagens que retratam os primeiros habitantes de cada um dos continentes.
8. Passear pelo centro
Alguns turistas acabam deixando a área central de lado, mas ela conta com construções históricas e pontos interessantes como a Catedral Metropolitana de São Sebastião e o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), ambos com entrada gratuita, além do Teatro Municipal e do Museu Nacional de Belas Artes.
O CCBB é um bom lugar para fazer uma parada pela região e tomar um café. Ele tem exposições, teatro, cafeteria e livraria.
Com essa lista de coisas para fazer de graça no Rio de Janeiro, sem dúvida, a sua viagem não será nem um pouco tediosa. Veja quais locais se encaixam melhor com o seu roteiro e com seu perfil e comece a programar os passeios!
Gostou das dicas? Sabe de mais alguma coisa legal para fazer de graça na cidade? Deixe as suas sugestões nos comentários!