Que trem bão esse pão de queijo: a delícia de Minas que conquistou o Brasil
Qual a melhor companhia para um bom cafezinho? Os mineiros não têm a menor dúvida: um saboroso pão de queijo. Esse quitute é uma das maiores e mais gostosas tradições de Minas Gerais, ganhou um dia só para ele, comemorado em 17 de agosto e pode virar Patrimônio Imaterial do Estado.
Apesar de tão arraigado na história de Minas, ninguém sabe ao certo como e quando ele surgiu. Alguns estudiosos acreditam que tenha sido criado no século XVIII, como uma “alternativa” ao pão, tão consumido pelos portugueses. Como a farinha de trigo era importada da Europa, demorava a chegar e tinha baixa qualidade, a saída foi buscar um substituto mais abundante no Brasil: a fécula de mandioca, conhecida como polvilho. A junção com o queijo, teria ocorrido nas fazendas de queijo, em que se faz necessário a raspagem do produto. Os escravos, para não desperdiçarem essas sobras e obterem mais um alimento em sua restrita dieta, utilizavam os resíduos na massa do “pão”.
Seja qual for a sua origem, é raro encontrar alguém que não goste dessa iguaria, que tem inúmeras receitas. Algumas usam polvilho doce, outras o azedo, ou mesmo ambos; acrescenta-se banha de porco, óleo vegetal, manteiga ou margarina; ovo; água ou leite; sal; e os mais variados tipos de queijo. Mais recentemente, à receita básica ganhou variações com recheios de calabresa, cheiro-verde, goiabada, massa com batata doce, biomassa de banana, ricota e até tofu.
Está com água na boca? Não precisa. O site da Emater Minas Gerais traz várias receitas dessa delícia tipicamente mineira.
Fomos buscar para vocês duas receitas, uma mais tradicional e outra com uma pegada fitness. Mas se você quiser conhecer mais opções, basta acessar e escolher a sua preferida.
Pão de queijo tradicional
Ingredientes:
1 kg de polvilho azedo
100 ml de óleo
3 copos de leite
1 colher (sopa) de sal
4 ovos
queijo ralado a gosto
Modo de preparo:
Em uma vasilha, coloque o polvilho, o sal e 2 copos de leite. Sove até ficar bem fino. Adicione o óleo quente e misture bem. Coloque os ovos e continue misturando. Por último, adicione o queijo e misture. Use o restante do leite para dar ponto à massa, que deve ficar um pouco mais consistente do que massa de bolo. Com as mãos bem untadas com óleo, enrole os pães em pequenas porções. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos.
Pão de queijo de batata fit
Ingredientes
100 g de batata-doce cozida e amassada
2 colheres de sobremesa de queijo cottage
1 xícara de chá de polvilho azedo ou doce
1 ovo
1 colher de café de fermento em pó
Óleo ou azeite para untar a fôrma
Sal e ervas a gosto
Modo de fazer
Descasque a batata-doce e cozinhe-a na panela de pressão por 10 minutos ou na panela convencional até ficar bem macia. Amasse usando um garfo bem fino. Em um recipiente de vidro, misture a batata-doce com os outros ingredientes. Usando as mãos, faça bolinhas médias, coloque-as em um prato e deixe por 10 minutos na geladeira para que a massa fique bem firme. Unte uma assadeira com o óleo ou azeite e asse as bolinhas por 30 minutos no forno preaquecido a 180°C
Se a Chapada dos Veadeiros está nos seus planos de viagem, escolher bem onde ficar faz toda a diferença! Alto Paraíso de Goiás é a base perfeita para explorar o Parque Nacional e oferece hospedagens acolhedoras, silenciosas e integradas à natureza. A seguir, conheça um pouco sobre o destino, com sugestões do que fazer e […]
Se você gosta de aproveitar cada oportunidade para viajar, 2026 promete ser um ano cheio de chances incríveis para colocar o pé na estrada e o melhor: com vários feriadões perfeitos para descansar, explorar novos destinos e viver experiências inesquecíveis. Para ajudar no planejamento, a Montreal Viagens reuniu os principais feriados prolongados do ano e […]
O destino é queridinho das crianças e transforma férias em um verdadeiro sonho realizado Se você está planejando uma viagem para Foz do Iguaçu e busca um resort completo, confortável e perfeito para famílias, o Hotel Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort é uma escolha que une lazer, natureza, boa gastronomia e muita diversão. Conhecido também […]