O que fazer em Belo Horizonte? Cultura, gastronomia e um dedinho de prosa
Destinos

O que fazer em Belo Horizonte? Cultura, gastronomia e um dedinho de prosa

Vai viajar para Minas Gerais e está se perguntando o que fazer em Belo Horizonte? Então saiba que você está no lugar certo! A capital do estado mais acolhedor do Brasil tem muita cultura, gastronomia e prosa para os turistas. Continue lendo para descobrir o que fazer em sete dias na cidade! 

O que fazer em Belo Horizonte?

As suas dúvidas sobre o que fazer em Belo Horizonte acabaram! Neste artigo, vamos mostrar que a capital mineira tem muito entretenimento para quem visita. 

E mais do que isso, quem conhece o estado sabe que os mineiros dão um show de carisma e hospitalidade, então pode ter certeza que você vai sair de lá com novos amigos e já combinando uma data para voltar! 

1. Bares

Na lista de “o que fazer em Belo Horizonte”, não pode faltar conhecer os bares da região! 

A capital dos botecos é a cidade brasileira com o maior número de bares por quilômetro quadrado. São cerca de 170 estabelecimentos do tipo para cada habitante, então o que não falta é opção para tomar uma cerveja gelada, bater um papo e se deliciar com os petiscos mineiros.

O Mercado Novo é um lugar que você não pode deixar de conhecer! Apesar do nome, o local existe desde 1963 e foi reinaugurado em 2019. Agora, compõe a cena alternativa da cidade, sendo um lugar bastante badalado. 

A proposta é super legal, pois reúne vários estabelecimentos, como cachaçarias, restaurantes, cervejarias, galerias de arte, lojas de roupas e muito mais. Tudo com uma carinha bem mineira!

Também dê uma passadinha na tradicional Rua Sapucaí e na região da Savassi para conhecer os bares nas ruas da cidade.

2. Mercado Central

o que fazer em belo horizonte?

O Mercado Central da cidade é parada obrigatória para os turistas. O local já tem mais de 90 anos de história e possui os verdadeiros sabores, aromas, cores e crenças da verdadeira cultura popular mineira.

Quem gosta de artesanato, conhecerá uma arte marcada pela religiosidade muito forte no estado. Se você é fã de gastronomia, vai adorar degustar os queijos, doces, cafés e cachaças produzidos na região. 

Também não deixe de provar o tradicional fígado com jiló nos bares do local e visitar o Comercial Sabiá para provar o legítimo pão de queijo.

3. Circuito Cultural da Praça da Liberdade

o que fazer em belo horizonte?

Para os amantes da cultura, o circuito da Praça da Liberdade é um prato cheio ─ e pela primeira vez não estamos falando de comida. Além de belíssima, a praça faz parte da história de Belo Horizonte e possui, em seu entorno, diversas opções de museus:

  • Memorial Minas Gerais Vale;
  • CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil;
  • Museu das Minas e do Metal;
  • Casa Fiat de Cultura;
  • Espaço do Conhecimento da UFMG.

Se o Circuito Cultural da Praça da Liberdade não for o suficiente para você, é só descer a Avenida João Pinheiro até a famosa Avenida Afonso Pena para visitar o Palácio das Artes, que também conta com exposições de tirar o fôlego.

4. Bate volta em cidades históricas

Sim, estamos falando de o que fazer em Belo Horizonte, mas por que não aproveitar que já está na região para desbravar o mapa das cidades históricas de MG? A capital está bem pertinho de Ouro Preto e Mariana ─ cerca de 70 quilômetros ─, sendo uma ótima oportunidade para conhecer ainda mais a fundo a cultura mineira. 

5. Lagoa da Pampulha

o que fazer em belo horizonte

A Lagoa da Pampulha é o principal cartão postal de BH. Ela foi resultado de uma grande obra urbanística para minimizar as enchentes na região do ribeirão Pampulha e conta com um projeto arquitetônico desenhado por Oscar Niemeyer, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

São 18 quilômetros de uma paisagem maravilhosa, e você ainda pode conhecer atrações reconhecidas mundialmente, como a Igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile, Casa Kubitscheck e Museu de Arte Moderna.

Para os fãs de esportes, é a chance de conhecer o Mineirão e o Mineirinho, os principais estádios da cidade.

Além de todas as atrações, a Lagoa da Pampulha é um ótimo lugar para andar de bicicleta, fazer um piquenique e curtir o dia. Se você vai com crianças, o Parque Guanabara ─ localizado na orla da lagoa ─ é o programa ideal para os pequenos. 

6. Instituto Inhotim

o que fazer em belo horizonte?

O Instituto Inhotim está localizado a 60 quilômetros da capital mineira, mas é um trajeto que vale muito a pena percorrer. São mais de 140 hectares de visitação, sendo um mix entre exposições de arte contemporânea e jardins botânicos com mais de 5 mil espécies de plantas, algumas em risco de extinção.

O local abriga obras de mais de 200 artistas do mundo inteiro. As galerias brincam com os sentidos, cativam os visitantes e trata, além de outros temas, da importância de conservar a biodiversidade da região e do país.

7. Parque Municipal das Mangabeiras

Chegando ao fim da nossa lista de o que fazer em Belo Horizonte, tem o Parque Municipal das Mangabeiras para quem gosta de passear em meio a natureza e respirar o ar puro, mesmo estando em uma capital.

Está localizado ao pé da Serra do Curral e visitar o parque é uma ótima oportunidade para conhecer um pouquinho das belezas naturais da região. Se você estiver lá, não deixe de passar no Mirante das Mangabeiras para descobrir o belo horizonte da região.

Com tantas atrações assim, aposto que você já deve estar querendo fazer as malas! Mas antes de escolher o seu lugar para ficar, leia o artigo sobre as vantagens de fazer parte de um clube de hospedagem e conheça uma forma mais barata e prática de se hospedar!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.