Cabo de Santo Agostinho: conheça as belezas do litoral pernambucano
Destinos

Cabo de Santo Agostinho: conheça as belezas do litoral pernambucano

O litoral pernambucano é um dos destinos preferidos de quem procura belas paisagens e uma verdadeira aula sobre a história e a cultura do Brasil. Em Cabo de Santo Agostinho, você encontra tudo isso em uma área com mais de 445 km² com uma natureza exuberante e muitos edifícios históricos. Saiba mais sobre os encantos da região!

Melhores praias de Cabo de Santo Agostinho

É claro que uma visita a Cabo de Santo Agostinho não pode deixar as praias fora do roteiro. Veja algumas das melhores opções nesse verdadeiro paraíso natural.

Enseada dos Corais

A Enseada dos Corais forma uma grande piscina natural que se estende até a praia do Gaibu. A área de águas mornas e cristalinas tem boas ondas e atrai muitos surfistas e praticantes de outros esportes náuticos. Além disso, a região preserva a vegetação nativa que torna o cenário ainda mais encantador.

Praia de Calhetas

Uma praia lindíssima, com águas cristalinas e poucas ondas. É uma das mais procuradas pelos turistas e oferece atividades diversas, como mergulho, snorkel, tirolesa e trilhas ecológicas. Para quem só quer um lugar para relaxar, há ótimos bares e restaurantes no entorno.

Praia do Paiva

A Praia do Paiva é mais uma opção com belíssimas piscinas naturais com água de tons azulados. A extensa faixa de areia cercada por coqueiros compõe um cenário digno de cinema e oferece várias áreas de sombra para descansar. O mar é mais agitado e agrada aos surfistas.

O local fica dentro da Reserva do Paiva, um bairro planejado que ocupa 530 hectares, incluindo áreas de mata, rio e mar. A região tem uma boa infraestrutura, como parques públicos, ciclovias e amplos calçadões.

Praia de Itapuama

A Praia de Itapuama combina águas quentes e cristalinas, um amplo coqueiral e uma enorme faixa de areia. Trata-se de um dos pontos mais badalados da região e tem uma infraestrutura bem completa, com duchas e barracas. 

Praia do Paraíso

Essa é para quem só quer sossego. Localizada em um vilarejo bem pequeno e rústico, a Praia do Paraíso se diferencia por não ter bares e restaurantes próximos. No lugar deles, você vai encontrar bangalôs de palha que ficam de frente para o mar. O ponto perfeito para relaxar.

Vila de Nazaré

Vila de Nazaré

Alguns historiadores acreditam que Cabo de Santo Agostinho é o verdadeiro local do descobrimento do Brasil. Controvérsias à parte, a Vila de Nazaré fica na área mais alta da cidade e preserva um pedaço dessa história. 

Seu maior atrativo é a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, erguida pelos portugueses no século XVI. Logo ao lado, você encontra as ruínas do antigo Convento Carmelita, construído entre 1692 e 1731. 

Também vale a pena conhecer o Forte Castelo do Mar, construído em 1722 como parte da estrutura de defesa contra invasores, e a Casa do Faroleiro, do século XIX. Você pode aproveitar o passeio para ir às lojinhas da vila e experimentar licores típicos da região.  

Centro Cultural Engenho Massangana

Outro local imperdível para quem gosta de fazer turismo em cidades históricas é o Centro Cultural Engenho Massangana. Trata-se de uma propriedade colonial onde viveu o abolicionista Joaquim Nabuco, que o mencionou no livro “Minha Formação”, publicado em 1900.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o complexo arquitetônico datado de 1774 inclui a casa-grande, uma capela e o arruado — um conjunto de pequenas casas.

Mirantes em Cabo de Santo Agostinho

Mirantes em Cabo de Santo Agostinho

Os mirantes naturais proporcionam vistas panorâmicas de Cabo de Santo Agostinho e são excelentes para tirar incríveis fotos de viagem. Entre eles, podemos destacar:

Mirante de Itapuama

Proporciona uma visão ampla das praias do Paiva e de Itapuama.

Mirante da Praia do Paraíso

Um dos mais bonitos da cidade, permite ver até o Porto de Suape e a Praia do Muro Alto, que ficam a cerca de 30 quilômetros de distância.

Mirante da Casa do Faroleiro

O Mirante da Casa do Faroleiro tem uma atração bem diferente. As águas transparentes permitem ver o local exato da ruptura do supercontinente de Gondwana, que se dividiu há 200 milhões de anos para dar origem aos territórios da América do Sul, da África e da Austrália.

Economize nas hospedagens com a Montreal Viagens

Se esse texto aumentou ainda mais a sua vontade de viajar, você vai adorar essa novidade! Com a Montreal Viagens, você economiza nas diárias em vários hotéis e pousadas no Cabo de Santo Agostinho e em muitos outros destinos do Brasil e do exterior.

Conheça nossa assinatura de hotéis e programe suas próximas viagens com muito mais praticidade.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.