Que trem bão esse pão de queijo: a delícia de Minas que conquistou o Brasil
Qual a melhor companhia para um bom cafezinho? Os mineiros não têm a menor dúvida: um saboroso pão de queijo. Esse quitute é uma das maiores e mais gostosas tradições de Minas Gerais, ganhou um dia só para ele, comemorado em 17 de agosto e pode virar Patrimônio Imaterial do Estado.
Apesar de tão arraigado na história de Minas, ninguém sabe ao certo como e quando ele surgiu. Alguns estudiosos acreditam que tenha sido criado no século XVIII, como uma “alternativa” ao pão, tão consumido pelos portugueses. Como a farinha de trigo era importada da Europa, demorava a chegar e tinha baixa qualidade, a saída foi buscar um substituto mais abundante no Brasil: a fécula de mandioca, conhecida como polvilho. A junção com o queijo, teria ocorrido nas fazendas de queijo, em que se faz necessário a raspagem do produto. Os escravos, para não desperdiçarem essas sobras e obterem mais um alimento em sua restrita dieta, utilizavam os resíduos na massa do “pão”.
Seja qual for a sua origem, é raro encontrar alguém que não goste dessa iguaria, que tem inúmeras receitas. Algumas usam polvilho doce, outras o azedo, ou mesmo ambos; acrescenta-se banha de porco, óleo vegetal, manteiga ou margarina; ovo; água ou leite; sal; e os mais variados tipos de queijo. Mais recentemente, à receita básica ganhou variações com recheios de calabresa, cheiro-verde, goiabada, massa com batata doce, biomassa de banana, ricota e até tofu.
Está com água na boca? Não precisa. O site da Emater Minas Gerais traz várias receitas dessa delícia tipicamente mineira.
Fomos buscar para vocês duas receitas, uma mais tradicional e outra com uma pegada fitness. Mas se você quiser conhecer mais opções, basta acessar e escolher a sua preferida.
Pão de queijo tradicional
Ingredientes:
1 kg de polvilho azedo
100 ml de óleo
3 copos de leite
1 colher (sopa) de sal
4 ovos
queijo ralado a gosto
Modo de preparo:
Em uma vasilha, coloque o polvilho, o sal e 2 copos de leite. Sove até ficar bem fino. Adicione o óleo quente e misture bem. Coloque os ovos e continue misturando. Por último, adicione o queijo e misture. Use o restante do leite para dar ponto à massa, que deve ficar um pouco mais consistente do que massa de bolo. Com as mãos bem untadas com óleo, enrole os pães em pequenas porções. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos.
Pão de queijo de batata fit
Ingredientes
100 g de batata-doce cozida e amassada
2 colheres de sobremesa de queijo cottage
1 xícara de chá de polvilho azedo ou doce
1 ovo
1 colher de café de fermento em pó
Óleo ou azeite para untar a fôrma
Sal e ervas a gosto
Modo de fazer
Descasque a batata-doce e cozinhe-a na panela de pressão por 10 minutos ou na panela convencional até ficar bem macia. Amasse usando um garfo bem fino. Em um recipiente de vidro, misture a batata-doce com os outros ingredientes. Usando as mãos, faça bolinhas médias, coloque-as em um prato e deixe por 10 minutos na geladeira para que a massa fique bem firme. Unte uma assadeira com o óleo ou azeite e asse as bolinhas por 30 minutos no forno preaquecido a 180°C
Um bom planejamento é essencial, por isso separei algumas dicas que considero essenciais para o sucesso da sua viagem! Por Fabi Castro, CEO da Montreal Viagens Desde que entrei para o mundo do turismo, percebi o quanto o planejamento faz diferença. Antes, eu costumava organizar tudo muito próximo da data da viagem — resultado: preços […]
A região é extensa e cheia de oportunidades que são verdadeiros tesouros não tão conhecidos. Confira algumas! Quando pensamos no Nordeste, logo vêm à mente nomes como as capitais ou Jericoacoara, Porto de Galinhas, Maragogi. Mas o que muitos viajantes não sabem é que, entre as paisagens mais famosas, há verdadeiros tesouros ainda pouco explorados: […]
Viajar é sempre uma experiência incrível, mas quando queremos a companhia de um bichinho de estimação, o planejamento ganha novos detalhes. Ao planejar uma viagem, muitos consideram a família inteira, e isso frequentemente inclui os animais de estimação. Sem dúvidas, é essencial que eles também aproveitem o passeio com conforto, transformando a experiência em uma […]